quarta-feira, 22 de maio de 2013

Looks de trabalho em ambientes formais

Hoje recebi mais uma missão: dicas de looks de trabalho para ambientes beeem formais. Como sempre trabalhei em ambientes descontraídos, nunca fui obrigada a usar saias lápis e salto alto (ufa!). E, apesar de achar super elegante e chique ver uma mulher causando com esses looks maras pelas ruas, sempre fui adepta de uma boa calça jeans com uma blusinha de seda. 

Uma amiga (beijo Nanda!), me escreveu um texto incrível das suas "revoltas" com a falta de senso no ambiente de trabalho. Só para entenderem melhor, ela é aquela "bonequinha de luxo" que está sempre bem vestida e de acordo com as ocasiões. Achei mais do que justo vocês "ouvirem" de alguém que vive isso e resolvi compartilhar com vocês, olhem só:

"Comprimentos, decotes, transparências… O básico do básico. Sempre fico um pouco frustrada ao ver sugestões de looks para o trabalho em revistas e blogs e acredito que isso aconteça com uma boa parte das leitoras. O motivo é simples: como usar aquelas roupas em um ambiente muito formal? Será que dá para atualizar o look do trabalho usando um scarpin amarelo em um escritório de advocacia? E aquela calça de seda estampada MARA serve para uma reunião em uma multinacional?

Bom, antes de começar já vou deixar avisado que eu sou clássica (muito) e até um pouco conservadora, mas acho que não temos como fugir disso em ambientes formais.

 Para mim, nada é mais deselegante do que uma saia curta no ambiente de trabalho. Mas, o que é curto? Depois de um estágio em um escritório de advocacia super renomado aprendi que o limite são dois dedos acima do joelho. Trabalho não é lugar para botar as pernocas de fora. Vamos deixar a saia de cintura alta que bate no meio da perna para sair para jantar. Não, ela não é uma saia social.

E os decotes? Nem pensar! Infelizmente muita gente ainda usa e acha que, desde que não seja um decote profundo, não tem problema. Posso parecer chata, careta, mas não mudo minha opinião: decote não!

Poxa, então nada pode? Pode sim, basta ter um pouquinho de bom senso. As camisas de seda ou de crepe estampadas estão super na moda e podem, facilmente, circular pelo ambiente de trabalho. É só não escolher uma muito transparente e usar uma camisette por baixo. Garanto que ficam bem mais chiques que aquela camisa social branca de todos os dias. "

E aí, o que acharam? Para algumas pode soar como radical e, como ela mesmo falou, super conservador, mas dentro da carência de looks em ambientes muito formais fiz uma pesquisa para se inspirarem, olhem só no que deu:

1. Preto e Branco
Quer mais básico e chique que essa duplinha? O ideal é que na parte de baixo seja preto já que a cor branca marca muito e dependendo do corpo, fica vulgar. Adoro blazer branco, dá com tudo! Uma outra opção também são as listras e poás.



2. Tons terrosos
Essa é A COR dessa estação. Eu adoro! Acho super chique qualquer combinação com tons de terra, que vão do nude ao marrom passando pelos mais avermelhados e alaranjados.




3. Cinza
Acho muito elegante saias lápis e calças em todas as escalas de cinza, desde os mais clarinhos até os mais escuros.



Lembrando que os ambientes de trabalho pedem mais compostura sim, mas isso não quer dizer que é preciso ser sem graça. Uma dica importante é adequar seu estilo ao local de trabalho. Em escritórios de advocacia por exemplo, pedem sim looks mais secos e com escalas de cores mais discretas e clássicas. Também é importante tomar cuidado para não deixar de lado a sua feminilidade, mesmo que trabalhe em um ambiente predominantemente masculino.
Para as adeptas de cores, uma opção legal é quebrar um pouco a formalidade com peças lisas e de preferência com tons clássicos. Olhem só:



Para finalizar, o ideal é investir em peças-chave. Uma que indico é o blazer, já que dá um toque sofisticado e ao mesmo tempo descontraído ao look. Além disso, nada de maquiagens exageradas, hein? No máximo um rímel, corretivo e blush!

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Larissa

4 comentários:

  1. Amei, Lari!!! Uma amiga falou que vai mandar pras estagiárias do escritório dela, pois a coisa anda bem difícil por lá! hahahaha

    Beijos,
    Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Nanda! Vamos imprimir e espalhar pelo Centro do Rio! hahahaha Obrigada pelo texto! Beeijos

      Excluir
  2. Fiquei até com vontade de trabalhar em um lugar formal!!!

    ResponderExcluir