Nessa semana comecei um curso que estava doida para fazer, o Fashion Image da Perestroika. E logo na primeira aula: ninguém menos que o André Carvalhal, para quem não sabe ele é o gerente de marketing e conteúdo da Farm. A marca pode até não agradar a todos, mas uma coisa é certa: não existe marketing melhor no Brasil. Enfim, não quero me estender com os elogios mas confesso que sou fã de carteirinha. Perguntei a ele se poderia publicar aqui no blog as minhas anotações da aula e recebo de resposta um "-Claro! Depois me manda o link para eu ver!". E segue abaixo o que absorvi em 1 hora de aula...
As pessoas não compram roupas. Elas compram uma identidade. Logo, o sucesso de uma marca de moda está totalmente ligado a sua capacidade de construir e manter uma identidade sólida e consistente.
A INFORMAÇÃO DA MODA está para todos e se tornou ainda mais acessível. Com todo esse poder de compra, os clientes estão bem mais exigentes e poderosos. Um exemplo disso é que se botamos uma placa de promoção do nada, os clientes já entendem que a coleção está encalhada e não compram. André enfatizou bem a importância do significado da marca e que isso adiciona magia e constrói encanto fazendo com que o consumidor sempre tenha emoção de consumir a moda e as marcas.
Quando entramos em uma loja dificilmente vamos querer ouvir tudo o que tem por trás dela. Por isso é importante usarmos outros artifícios para que o cliente a sinta, antes mesmo de chegar até as roupas. Um exemplo disso é a equipe de venda que deve ter o perfil (e alma?) da marca. Antes mesmo de pisarmos nas lojas da Farm já sentimos tudo o que a marca representa: o cheiro, as "farmetes" à la garota-carioca, a iluminação que puxa para o alaranjado do verão, e a lifestyle do Rio de Janeiro.
As marcas têm tudo a ver com a nossa construção de identidade. As nossas escolhas determinam como você quer aparecer para o mundo.
Não é demais? Gostei principalmente quando ela fala que a moda "pode ser futilidade mas também arte quando usada como forma de expressão". Muitas vezes expresso através da roupa o que estou sentindo (quem nunca?) e as minhas variações de humor. Quando acordo criativa, inovo, transformo e me reinvento. Quando acordo de mau humor aperto no automático e sou redirecionada para os padrões ou mesmo para a minha futilidade. A nossa identidade é o que nós temos como significado e as associações criadas em torno dela. Quando uma pessoa compra uma roupa, ela de certa forma busca a sua identidade.
Quanto à identidade da marca, é o que vai fazer as pessoas se aproximarem ou não, de consumirem ou não. Um exemplo que o André Carvalhal usou na aula foi da Revista i-D, que há 40 anos apresenta a capa com pessoas piscando ou tampando o olho assim como a escrita do logo. Essa é a identidade da marca e traz um pouco do seu significado. Essa repetição é importante quando usada de forma inteligente e criativa
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Legal né? Dando continuidade ele falou sobre como é construída a identidade de uma marca e a importância que o produto tem de reforçar a mesma. Deve ser pensado a favor da sua construção, como um dos seus principais aliados.
Um caso em que isso é bem visível é a Chanel. Toda a tradição é mantida ao longo dos anos desde a tabela de cores até as modelagens clássicas. Fiquei em êxtase com essa campanha de lançamento do livro "The little black jacket", inspirado no casaco da Coco Chanel. As pessoas dos mais variados estilos usam a peça de acordo com a sua identidade, com a sua visão de mundo e como gostariam que fossem vistas, genial!
A aula teve outros tantos pontos importantes mas ficaria muito extenso para uma postagem, por isso separei os trechos de que mais gostei. Espero que tenham gostado também. André, parabéns pelo trabalho, indescritível! Na quarta-feira que vem tem mais, can't wait!
Larissa
Muito bom! Me deixou com ainda mais vontade de fazer o curso! rs
ResponderExcluirQue bom que gostou Felipe! Ainda tem chance, tenta se inscrever na lista de espera que caso haja alguma desistência eles te avisam! :)
ExcluirBeijos
Adorei! Informações organizadas com ótimo conteúdo! Parabéns ;)
ResponderExcluirObrigada Gabriela! Sempre bom ouvir elogios, né? rs!
ExcluirVolte sempre!
Beijos,
Larissa
Já fiz um curso com o André na Casa de Verão, surreal mesmo!! :) Parabéns, Larissa... bjs bjs
ResponderExcluirObrigada Manu!! Ele é ótimo mesmo! Temos que fazer um próximo juntas :))
ExcluirBeijos
Ai La!!! Ameiii!! Quero mt fazer esse curso!!
ResponderExcluirVocê vai amar, é a SUA CARA!!!
ExcluirJá fiz um curso com o André e também recomendo. Tenho usado boas coisas do que aprendi para a Amour (www.blogamour.com.br) ;)
ResponderExcluirLiiiiindo, Larissa! Ficamos todos muito felizes e emocionados de ler isso <3
ResponderExcluirMuito obrigada por fazer parte disso com a gente!
Que isso gente, eu que agradeço! Sem dúvidas é o primeiro de muitos com vocês! :))
ExcluirBeijos